Como numa tela... parece que os caminhos se dividem e quando se percebe, você ficou…
Todo mundo passa por momentos de medo, ansiedade, insegurança e uma série de traumas podem advir de acontecimentos difíceis e que exigem muito emocional, psicologicamente e até fisicamente de uma pessoa.
O TEPT-C – conhecido como Transtorno de Estresse Pós-Traumático Complexo atrapalha a vida de muitas pessoas e traz grandes desafios, até de convivência.
Se você sempre está no alerta de lutar e fugir, muito provavelmente você sofre de transtorno de estresse pós-traumático.
Estudos na psicologia e estudo comportamental afirmam que 60% dos homens e 50% das mulheres em algum momento da vida, poderão sofrer desse transtorno que pode surgir por inúmeros motivos, como:
- Agressão sexual.
- Violência.
- Risco de morte.
- Experiência traumatizante.
Em algumas situações, a pessoa pode até tentar suicídio e tudo isso acaba comprometendo a vida, as relações sociais, inter-relacionais e profissionais.
Veja agora quais são os sintomas do Transtorno de Estresse Pós-Traumático Complexo:
Ao contrário do que muitos acham ou possam pensar, esse tipo de transtorno envolve não apenas a natureza emocional, mas também engloba problemas físicos, como:
- Afeta a saúde cardiovascular.
- Prejudica o intestino, trazendo problemas gastrointestinais.
- Além de trazer sentimentos intensos de culpa, medo, mudanças no humor, falta de motivação e pavor.
De acordo com várias ferramentas e trabalhos terapêuticos é possível tratar os traumas e os sintomas dos transtornos, nesse sentido a pessoa tem diversos ganhos e pode acompanhar seu progresso através dos seguintes métodos:
Diminuição dos episódios vivenciados no passado!
Com o tratamento terapêutico você consegue inibir e até mesmo controlar os retornos de sentimentos e emoções sentidas pelos fatos vividos.
No processo de recuperação do trauma, as emoções dolorosas vão se dissipando, sendo através das minhas metodologias, sendo substituídas por lembranças, fatos e sentimentos felizes e prazerosos!
A pessoa então, deixa de lado os rompantes de ações infantis, tendo maturidade para saber o que fazer nos momentos de estresse, seja com a família ou no trabalho.
Desenvolve maior confiança em si e nos outros!
Um dos maiores desafios do transtorno de estresse pós-traumático é que a pessoa não confia em ninguém… isso interfere nas boas relações e boa convivência, criando um clima tenso e nada promissor.
Durante o processo de recuperação para o trauma, eu costumo trabalhar nas questões da visão de si e interiorização, fazendo com que a pessoa adquira maior confiança e liberdade para não se culpar ou culpar os outros.
Então a pessoa passa a ser menos autocrítica, entendo os desafios, mas sem sofrer por antecipação e lidando bem com o estresse do dia a dia.
Menos erros de processamento cognitivo
Sabe o que é isso ou quando acontece? É perceptível naquele tipo de fala que diz assim: “Oh céus, isso nunca vai dar certo, não há como”!
Os erros de processamento cognitivo é aquele sentimento de que nada que você faça, vai dar certo!
E isso é bem comum… o futuro como a pessoa o vê, é sempre pessimista, independente das situações, sejam elas favoráveis ou não, sejam elas boas para o crescimento, aperfeiçoamento, desenvolvimento, ou não…
Isso de fato acaba colaborando para que os resultados sempre sejam negativos e se formem das piores formas, simplesmente porque a mente está fixa no pior!
Assim a pessoa começa a pensar intensamente sobre vários aspectos negativos, esperando que somente o pior aconteça e não o melhor.
O indivíduo interpreta as várias situações da vida, seja de momentos passados, de momentos presentes ou futuros como eventos ruins, sempre com a pior visão possível, da mesma maneira acha que as pessoas ao seu redor não são honestas, possuem as piores intenções e dessa maneira passa a ter sérias dificuldades para interagir e aceitar as pessoas com suas qualidades e defeitos.
Alguns costumam até dizer: “Olha, não é pessimismo ou só que eu pense no negativo, mas gato escaldado tem medo de água fria”!
Assim, com o tratamento adequado para superação do trauma, isso é eliminado também! Assim, a pessoa começa a ter uma visão real dos fatos e situações, e não é levada pelas ilusórias impressões do que pensa existir…
Começa a relaxar mais e a agir com mais autonomia
É difícil relaxar e ter autonomia quando se vive fixado nos problemas e desafios do passado que de alguma maneira refletem nos acontecimentos atuais.
Mas ao fazer parte do tratamento emocional e psicológico para a superação de trauma, você aprende a relaxar mais com as diversas situações, ao mesmo tempo em que tem mais autonomia para desenvolver as coisas que deseja, deixando de depender de coisas ou pessoas para se ancorar por causa dos medos!
As relações interpessoais melhoram muito!
Pessoa que sofrem com esse transtorno, possuem uma severa dificuldade em lidar com as pessoas, como dito anteriormente, e isso pode fazer inclusive, com que a pessoa desenvolva fobia social, mas ao tratar o trauma com especialista experiente, é possível diminuir as dificuldades em confiar nas pessoas, havendo uma boa integração e socialização à medida do tempo!
O processo de recuperação e eliminação do trauma vai depender bastante do paciente e do seu progresso com o Terapeuta!
Portanto, se você sofre de transtorno de estresse pós-traumático complexo, se precisa e quer vencer esse desafio e ter uma vida mais feliz,
ACESSE O LINK NESTE E FALE COMIGO DIRETO NO WHATSAAP QUE EU TE AJUDAREI A VENCER TODA E QUALQUER LIMITAÇÃO QUE VOCÊ POSSA TER!
Será um prazer poder te ajudar!
Grande abraço.
Eleuza Mesquita.
Posts Relacionados
- É possível superar a baixa autoestima após a separação?
Deixe um comentário