A Marcela chegou tensa na sala terapêutica, os olhos estavam cheios de lágrimas e ela…
A Janaína chegou tensa na sala terapêutica, seus olhos estavam cheios de lágrimas e ela me disse: “Doutora, me ajude, não suporto mais isso, viver com medo, com a sensação de que algo ruim vai me acontecer”! “Eu já não sei o que fazer mais e isso me apavora, me ajude”!
O nome do problema de Janaína: AMAXOFOBIA – MEDO DE DIRIGIR.
Será que você tem?
Se você é assim como Janaína que tem medo de dirigir ou conhece alguma pessoa que tenha, esse artigo de hoje é de grande valia para você.
Nele você vai encontrar informações extremamente importantes de como a terapia é eficiente para você superar esta barreira que pode estar te mantendo estacionada (o) na vida, e dar sinal verde para sua liberdade e autonomia.
Afinal, o tempo passa tão rápido e a vida muitas vezes nos cobra mudanças, e superar o medo de dirigir é uma das maiores delas, vez que se trata de um investimento para o resto de sua vida.
Então como tratar com terapia o medo de dirigir?
Desde que me formei em várias terapias e na pós graduação de psicanálise, tenho atendido pessoas com dificuldades de dirigir, e também diversas pessoas ansiosas para tirar a primeira habilitação, pessoas com trauma de direção, de trânsito e outros.
E é justamente baseada em pesquisas e conhecimentos práticos que vou compartilhar com você informações relevantes e dicas sobre como vencer o medo de dirigir, também chamado de amaxofobia.
E existe uma explicação psicológica sobre isso?
O ato de você dirigir, psicologicamente falando, é bem complicado já que envolve várias habilidades, competências cognitivas e atitudes.
Isso requer de você enquanto motorista um nível significativo de:
- Capacidade intelectual.
- E maturidade emocional que te permitam reagir estrategicamente e interpretar estímulos enquanto está dirigindo um veículo.
É exatamente por isso que para a emissão da sua CNH é exigido que faça o teste psicológico.
Assim, mesmo que dirigir seja algo simples, ao mesmo tempo é muito complexo.
Então se você está achando que é incapaz de dirigir, existem alguns motivos para isso.
Motivos de você ter medo de dirigir
- Situação traumática que possivelmente você vivenciou no passado.
- Devido a uma crença equivocada que você tem e te faz acreditar que não vai dar conta do recado.
- Traço de personalidade perfeccionista, onde você tem dificuldades de aceitar os erros do principio ou de entendê-los, e com a necessidade de planejamento para que você tenha certeza que vai dar certo.
No entanto, em meus atendimentos presenciais e online, tenho observado clinicamente que boa parte das pessoas que tem medo de dirigir, tem na verdade o medo de errar ou o medo da crítica.
Mas saiba que o medo é comum a todo o ser humano e é bom, uma vez que ele te proporciona cuidado e cautela.
Mas como assim o medo é bom?
Sim é; o problema é quando este medo te paralisa, aí ele passa a ser patológico.
Dessa forma, quando o medo paralisa a ponto de você não conseguir superá-lo, você deve trata-lo com terapia.
Ademais, o seu medo de dirigir possivelmente esconde outras inseguranças e por conta disso a sua dificuldade para vencer esse problema é ainda maior.
Sendo assim, para analisar o grau da sua amaxofobia (medo de dirigir) e tratar o seu problema pela raiz é preciso que um profissional terapeuta especialista em amaxofobia analise sua situação psicologicamente.
Sintomas de quem tem medo de dirigir
- Dor de cabeça.
- Boca seca
- Ansiedade+
- Nervosismo
- Insegurança.
- Tremores
- Sentimento de apreensão.
- Suor excessivo.
- Medo de morrer.
- Sensação de ameaça.
- Desconforto
- Tensão muscular.
- Coração acelera.
- Embrulho no estômago.
Esses são alguns sintomas experimentados no medo de dirigir, quem não sente isso talvez não entenda sua dificuldade de entrar no carro e ligar a chave; ou até você consegue ligar a chave mas tem pavor de buzina, pânico de ter alguém no banco do passageiro ou medo de dirigir até outra cidade.
Você pode vencer o seu medo de dirigir superando os seus pensamentos sabotadores
Está com dúvida?
Certo; compreendo que diante dessa situação que você se encontra pode sim parecer difícil acreditar que tudo isso passa.
Mas é possível você superar o medo de dirigir; claro que além da terapia você deve se dedicar e esforçar para que o seu tratamento seja positivo e você passe a conduzir seu veículo sem medo.
Digo isso a você com toda propriedade tendo em vista os conhecimentos que possuo para te ajudar a tratar com terapia o medo de dirigir e devido aos inúmeros casos de pacientes meus que venceram o medo de dirigir e hoje quem assume o volante do carro e o volante de suas vidas são eles mesmos!
Então experimente nesse momento refletir sobre os benefícios de vencer o medo de dirigir:
- Pense na autonomia que você terá.
- Na sua qualidade de vida.
- Na possibilidade de realizar suas viagens e passeios.
- Em sua liberdade de não ter que depender de ninguém e poder sair quando e como quiser.
- Você pode levar seus filhos para a escola proporcionando orgulho a eles.
- Em conseguir colocação em concursos ou cargos que necessitam ou exijam que você tenha CNH.
Está percebendo que como um ego mais amadurecido é capaz de te proporcionar condições de utilizar defesas mais estruturadas?
Procurando a ajuda de um profissional
O trabalho da terapia para tratar o medo de dirigir tem foco nos aspectos emocionais envolvidos no medo para contribuir com a redução da ansiedade e te favorecendo o regaste da autoconfiança.
Assim, o tratamento para o medo de dirigir é feito através de técnicas específicas que oferecem alívio, pois o foco em experiências referentes a sobrecarga emocional são dessensibilizados e reprocessados pela sua mente.
Não perca mais tempo, pois quanto mais tempo você passar com esse estado psíquico mais difícil será sair dele – o medo de dirigir vem aos poucos e aumenta gradativamente.
Como o acompanhamento correto, através da orientação terapêutica tanto casos leves quanto mais graves de medo de dirigir podem ser superados.
Então se você quiser a partir de agora vencer esse medo e ter mais liberdade e independência, entre em contato comigo; vamos conversar mais sobre esse tema e vou te ajudar através de uma análise exclusiva para buscar soluções da terapia especificamente para o seu caso.
Estou disponível para atendimento tanto presencial quanto online para ajudar você a vencer esse trauma.
Um forte abraço.
Deixe um comentário