Casa, comida e roupa lavada... sinceramente não são as coisas que fazem uma mulher feliz!…
Sentimento de Culpa por não ter feito mais…
Culpa por ter errado…
Culpa por ter sido abandonada…
Culpa, culpa e mais culpa… até onde isso vai te levar?
Eu sou Eleuza Mesquita – Terapeuta. Atuo no tratamento de traumas e vários tipos de desordens emocionais e em diversos tipos de medos.
Hoje venho falar sobre autoestima e culpa.
Antes de começar falando sobre a Renata, quero trazer alguns dados para ampliação do seu conhecimento!
O corpo físico como reflexo das emoções!
Você sabia que o corpo físico é um reflexo das suas emoções, pensamentos e crenças?
Pois é! O seu corpo sempre está a sinalizar quando surge um problema… patologias e dores são sinais de que algo está errado e em desequilíbrio.
E não é somente a alimentação e qualidade de vida que influencia no corpo, mas uma série de outras coisas, como as emoções. E a culpa entra nesse ponto!
Diversos estudos já evidenciaram o poder que as emoções trazem ao corpo e à mente!
Desde um simples resfriado, até mesmo doenças terminais muito geralmente estão correlacionadas as questões internas mal resolvidas.
As resistências a mudanças por causa do sentimento de culpa, ou comportamentos destrutivos, interferem negativamente na vida e na profissão e além disso, ainda trazem problemas como depressão!
Então, depois de ler todo esse texto pergunte-se: “Vale mesmo à pena se torturar e continuar se culpando”?
Eu respondo… NÃO VALE A PENA!
O que é a culpa e como ela pode te atrapalhar?
O sentimento de culpa, na verdade, ocorre quando há uma série de problemas correlacionados a algo que não aconteceu ou que aconteceu.
A culpa causa desvalorização do EU. Ou seja, você se sente desvalorizado e desenvolve um estado de difícil superação, porque acha que não merece desculpas ou perdão.
Muitas vezes a pessoa que se sente culpada desenvolve traços/ características de impotência, sentimento de não aceitação, incredulidade, se colocando sempre numa posição de inferioridade e não merecimento do melhor.
O que acontece então?
A pessoa adia sonhos, metas e oportunidades, chora com frequência e alimenta uma mágoa que muitas vezes é somente lembrada por ela.
O sentimento de culpa é perigoso e agride intensamente a sua autoestima, já que fere os sentimentos, mancha sua imagem, recria situações passadas, alimenta rancores e torna a pessoa prisioneira.
A culpa pode gerar remorso e gerar problemas de saúde!
Não é difícil encontrar pessoas que desenvolveram síndromes e até depressão, ou outras doenças a partir do sentimento de culpa.
Quem sente culpa e a remoí, costuma sentir que existe uma dívida impagável e isso acaba resultando em processos depreciativos, distanciamento das pessoas e sentimento de infelicidade.
Algumas pessoas que sentem culpa podem até mesmo adotar uma atitude grosseira, tratando as pessoas à volta muito mal. Isso porque no inconsciente dela, não merece ter amigo, ser feliz ou qualquer outro objetivo frutífero.
Como enfrentar esse problema?
A Renata quando me procurou para fazer Terapia, vinha com grandes traumas. Ela sentia medo de tudo, de todos, de todas as coisas que se possa imaginar e isso a afetava profundamente. Ela não conseguia se desenvolver bem com relacionamentos, se sentia sempre menosprezada, não tinha bons resultados e dia após dia essas coisas minavam suas defesas e forças!
Sua autoestima era abalada, ela se sentia feia, incompatível, incompreendida e muito mais!
Começamos então as sessões de Terapia e ela alcançou muito sucesso depois de 5 meses. Alguns traumas levam tempo para serem superados e Renata ainda continua na Terapia para conseguir progredir ainda mais!
A primeira orientação que eu como Terapeuta posso dar é que é necessário aprender com os erros. Entender os acontecimentos. Colocar a raiva e frustração para fora e trabalhar o interno, porque o externo é apenas reflexo!
Portanto, se você deseja se libertar da culpa, se quer saber como se livrar do sentimento que está te atrapalhando e destruindo... venha conversar comigo. Eu ficarei muito contente em poder te ajudar, assim como eu estou ajudando a Renata e muitos outros!
Me adicione em seu WhatsApp e agendaremos um melhor horário para conversarmos, combinado?
Grande abraço e até breve!
Deixe um comentário