Tudo parecia bem, quando de repente você percebeu que tudo desabou... talvez tenha pego seu…
Casa, comida e roupa lavada… sinceramente não são as coisas que fazem uma mulher feliz! Aliás, isso é muito pouco, visto a tendência em que hoje, as mulheres desempenham diversos papeis e precisam se virar nos 30, não é mesmo?
Se você é mulher, com toda certeza se identificará muito com esse artigo, feito especialmente para este público!
Eu sou Eleuza Mesquita – Terapeuta certificada pela Associação Brasileira de Trauma e por outras diversas técnicas que conduzem ao tratamento de ansiedade, depressão, síndromes e traumas!
Hoje o tema que irei abordar é bem interessante e como Terapeuta especializada, quero compartilhar com você alguns pontos importantes!
Combinado?
Primeiro quero contar-lhe uma história que pode parecer bem semelhante ao que te acontece hoje…
Marina, de 42 anos, casada com Emanuel, tem se sentido cada dia mais vazia e sem motivação. Após perder sua mãe se viu numa rotina de saudade e de sensações de não pertencimento a coisa ou lugar algum.
A perda da mãe a fez se sentir infeliz e não conseguindo lidar bem com isso, seu relacionamento também foi afetado, pois antes do ocorrido, ela vivia bem com seu esposo e com todos ao seu redor.
Resultado? Marina tornou-se uma mulher desconfiada, sem propósito, sem estímulo para desenvolver atividades que antes eram sua paixão, até chegar a depressão.
A vida dela se tornou um caos e de tudo, o que mais ficou penalizado foram seus relacionamentos!
Talvez você se analise nas próximas linhas desse texto e com certeza entenderá alguns pontos que acabam te puxando literalmente para baixo e em oposição à sua felicidade!
Usarei esses pontos, tanto para citar o caso de Marina, como para te orientar onde e como você pode estar sendo afetada por algumas condutas!
Sensação de não pertencimento
Essa sensação é sempre muito negativa, pois faz com que a pessoa não se sinta à vontade em lugar algum. Nada e nem ninguém parece conseguir satisfazer suas necessidades e eliminar suas frustrações. Com isso, a tendência é a sensação de vazio ser crescente dia após dia.
A família não parece atender às necessidades, o cônjuge, os filhos e nem mesmo o trabalho conseguem suprir as carências e a sensação de impotência que pode ser contínua.
Marina estava vivenciando exatamente isso, o que a tornava até de difícil convivência. Ela tornou-se na verdade, uma mulher problema. Porque simplesmente decidiu se fechar para tudo o que havia de bom e feliz.
Ao mesmo tempo que se entregava a um abismo – o que acabava fazendo-a sentir-se cada vez pior e sem paz.
A sensação de não pertencimento com relação a lugares, situações e ambientes em muitos casos gera revolta e desistência da vida.
Além do mais, quando uma pessoa não se sente à vontade, confortável em um local ou entre amigos e familiares, a tendência é que as reservas sejam muitas… exemplo:
– Eu me reservo a não falar com você!
– Eu me reservo a não querer saber de você!
– Eu me reservo o direito de não ter que amar você!
– Eu me reservo ao não entender sua dor e só olhar a minha.
– Eu me reservo a ficar fechada, pois você não me entende e nem entenderia se pudesse.
– Eu me reservo ao ato de não me relacionar, porque parece que sozinha é melhor.
– Eu me reservo ao direito de…
Como você pode ver, são muitas reservas, porém, todas maléficas a vida e a saúde!
Achar que tudo e todos estão errados e sempre você com a razão
Quando você tem esse sentimento, o afastamento vem como consequência. Você simplesmente deixa de ver um mundo belo, para ver somente o que há de pior nos seres humanos, sejam eles quem forem!
Marina viveu por longos tempos dessa forma e os resultados foram perdas de amizades queridas, isolamento, dificuldades no casamento, percepção negativa ao seu respeito e demais conflitos em todos os relacionamentos que tinha (inclusive com os filhos).
A Terapia vem como auxílio, pois não há ninguém inteiramente certo, como também não há ninguém inteiramente errado. Acima de tudo, o respeito mútuo e a compreensão de pontos de vistas diferentes, faz qualquer pessoa na face desse planeta, SER MELHOR!
Com essas lições e com as próprias vivências de Marina (nome de uma paciente minha que foi ocultado), é possível perceber que muitos paradigmas e crenças devem ser exterminados para UMA VIDA MAIS FELIZ E DE MAIOR QUALIDADE!
Entre em contato através do WhatsApp ou pelo formulário disponível neste site, deixe seus comentários, necessidades e eu como Terapeuta, te responderei muito em breve.
Deixe um comentário