Tudo parecia bem, quando de repente você percebeu que tudo desabou... talvez tenha pego seu…
Chegar ao fim de uma relação pode ser algo muito difícil para o casal e, infelizmente, ainda é comum que uma das pessoas saia mais ferida desse tipo de situação e seu psicológico passe por diversas fases até se compreender enquanto indivíduo único e especial novamente.
Logo após um término, os reflexos mais comuns são a distorção da autoimagem. A pessoa questiona qual o problema com ela e passa a pensar sobre todos os defeitos que ela pode ter para que esse relacionamento tenha dado errado – independente de sua duração. É comum que esse sentimento de culpa fique “martelando” em seu subconsciente e você passe os dias com a certeza de que você é menos desejável e merecedor de coisas boas na vida por isso. Acalme-se: isso não é verdade.
Gatilhos
Outro aspecto comum é questionar sua inteligência e toda sua bagagem cultural adquirida até aqui. “Não sou bom o suficiente? Não sei assuntos que eu ‘deveria’ saber? Tudo o que sei é inútil?”- a lista é imensa. Muitos desses gatilhos podem se desencadear por conta de como era a relação entre você e seu ex: vocês brigavam muito? Havia desrespeito entre vocês? Era um relacionamento abusivo de alguma forma? São todas questões que precisam ser avaliadas, pois certamente elas estão ligadas a essa autoimagem que você está vendo no momento.
Momento de Reflexão
Encare esse término como um período de reflexão e autoconhecimento para compreender o que de fato levou ao fim dessa relação. É comum que se pense em todos os seus possíveis defeitos e automaticamente a pessoa com quem você se relacionava pareça ser uma vítima de tudo isso, pois o seu sentimento de afeto ainda está muito forte e é difícil vê-la como alguém humano: que erra, tem defeitos e pode não ser tão incrível quanto você acreditava ser. Muita ansiedade pode surgir nesse período, pois você teve um vínculo forte quebrado e parte da sua rotina será alterada daqui pra frente. O medo do futuro e uma avalanche de incertezas pode surgir nesse caminho: mas, novamente, acalme-se.
Recomeço
Tudo isso é normal nessa fase, mas não se culpe por tudo estar muito bagunçado agora: Existem muitas pessoas dispostas a ajudar nesse momento e sua bagunça ficará em ordem novamente, mas é preciso ir aos poucos. Todo trauma pode ser superado e ressignificado e você vai ficar bem outra vez, tenha certeza.
Posts Relacionados
- Fim de Relacionamento e a Autoestima
- Mulher com Dedo Podre: Problemas de relacionamento!
Olá, tudo bem com você? Seja muito bem-vinda ou bem-vindo ao chegar até aqui!Hoje, trato…
- Medo de dirigir: como tratar com terapia
A Janaína chegou tensa na sala terapêutica, seus olhos estavam cheios de lágrimas e ela…
- Carreira e autoestima: Porque as coisas não vão bem?
Fracasso na carreira! Insatisfação com os negócios, infelicidade no trabalho, baixos resultados ou nenhum resultado…
- Autoestima e Relacionamentos: Onde está o problema?
Casa, comida e roupa lavada... sinceramente não são as coisas que fazem uma mulher feliz!…



Deixe um comentário