O que é depressão e como tratá-la? Muitas pessoas se questionam qual a verdadeira…
Você vive ansiosa? Vai dormir pensando em um monte de coisas, com a cabeça cheia de preocupações e isso até mesmo te dificulta relaxar na hora em que você mais deveria repousar, para poder ter mais energia e vitalidade?
Pior… você continua ansiosa, até ao acordar, pensando em tudo e todos, se sentindo ser consumida por situações, possibilidades e necessidades, que talvez, às vezes, você até ache que nem tem controle?
Ufa! Quanta coisa, hein?
Eu te entendo e como terapeuta, eu me dedico a ajudar pessoas como você, que sempre está ansiosa e aflita… caso não saiba, a ansiedade pode começar como algo pequeno e ao longo do tempo, quando não tratada, pode sim, evoluir para algo crônico e até uma depressão ou síndrome do pânico, como em muitos casos.
Um desses casos, vou contar agora…
Luiza e sua ansiedade constante!
A Luiza me encontrou pelo Instagram, e me perguntou se eu fazia atendimento online, já que hoje em dia, o Terapeuta pode fazer atendimentos à distância por meio de videoconferência.
Ela me falou que tudo começou de maneira sutil, mas como não fazia noção de que os níveis de ansiedade poderiam aumentar de forma absurda.
Ela não procurou ajuda, só buscando por uma alternativa de tratamento, quando já não conseguia mais dormir direito, por causa da insônia.
Luiza também me informou que seus pensamentos foram mudando… antes era mais motivada, otimista, tinha mais facilidade para fazer as coisas e desenvolver suas atividades. Mas naquele momento estava tão retraída, com medo, receosa de tudo e sempre em um estado de alerta total. E isso a deixava ainda mais ansiosa e desfocada no que era realmente importante.
Fato é que muitas vezes a pessoa não sabe ou não entende que a levou a ter tanta ansiedade, embora vários gatilhos possam ser acionados para que isso ocorra.
A grande questão é que a ansiedade rouba a alegria de viver e pode ser transformada em um forte transtorno psicológico, fazendo ocorrer outros problemas emocionais e até estimulando sintomas que nada tem a ver com problemas de saúde.
O que muitas vezes torna difícil a compreensão das dificuldades emocionais e físicas, visto que a pessoa começa a achar que está com um sério problema de saúde física ou uma doença terminal, quando na verdade, tudo está na mente e nas dores da alma… naquilo que somente um terapeuta especializado pode ajudar a tratar.
Foi a partir dessa compreensão que a Luiza percebeu que a “coisa” estava ficando séria e que precisava de ajuda psicológica e emocional, para não piorar em outros sentidos, já que toda sua vida estava sendo afetada!
Então começamos com as sessões de terapia online.
Quais são os sintomas da ansiedade?
Bom, se você chegou até aqui, é sinal que tem interesse nesse assunto, ou porque suspeita estar muito ansiosa, ou porque conhece alguém que na sua avaliação, precisa de cuidados.
Para que fique ainda mais claro, citarei agora quais são os principais sintomas da ansiedade, assim ficará fácil de você reconhecer se anda ansiosa demais ou não, combinado?
Vamos lá conferir a lista de sintomas?
-
Aperto no peito
-
Dor no peito ou sensação de aceleração cardíaca.
-
Respiração ofegante.
-
Falta de ar ou dificuldades para respirar, sem motivos aparentes.
-
Aumento de sudorese.
-
Boca seca.
-
Náusea.
-
Mãos e pés frios.
-
Tremores nas mãos.
-
Sensação de fraqueza.
-
Constante cansaço.
-
Dificuldades de concentração.
-
Entre outros.
Esses sintomas podem surgir em diversas situações ou passar a serem constantes, algumas vezes ocorrem quando:
A pessoa vai fazer uma prova importante na faculdade, de concurso ou em outro processo seletivo.
Ao ter de tomar uma decisão difícil e que impacta a sua vida ou a de outros.
Embora é preciso destacar que se for considerando como algo que ocorre uma vez ou outra, está tudo bem. É natural do corpo produzir substâncias, como o cortisol, por exemplo, que se trata de um hormônio do estresse. No entanto, se essas condições de estresse e ansiedade se repetem rotineiramente, e a pessoa as sente praticamente todos os dias, tendo ou não motivos, aí sim, se torna um caso que precisa de tratamento e cuidados para não se tornar uma patologia mais agravante!
Como posso controlar minha ansiedade?
Existem sim algumas maneiras para controlar e tentar reduzir o estresse e a ansiedade, e estas orientações podem ser praticadas diariamente, sem uso de medicamentos, embora se no seu caso, a ansiedade já está recorrente e te atrapalhando em vários sentidos, até mesmo na questão de se sentir feliz e bem, é hora de tomar providências que exigem acompanhamento com um especialista.
O que você pode fazer então?
Quando os ataques de ansiedade vierem, é importante mudar os pensamentos, ou seja, se um pensamento negativo veio, mude-o para um positivo – fazer essa substituição ajudará seu cérebro a produzir estímulos que te ajudarão a superar as crises e desafios do problema em questão.
Faça também uma autoanálise, porque será que esses ataques de ansiedade estão sendo recorrentes? O que será QUE VOCÊ PRECISA ENTENDER?
Ou seja, é preciso sim, se fazer algumas perguntas, a fim de se entender melhor, afinal de contas, se você não entender os seus processos mentais e emocionais, ficará muito complicado para entender seus próprios desafios e como resolvê-los.
Nem sempre fazer isso é algo tão simples. Por isso que existem profissionais qualificados para orientar e ajudar o paciente no tratamento da ansiedade, estresse pós-traumática, depressão, síndromes do TOC, síndrome do pânico, dentre muitas outras que podem surgir em qualquer tempo da vida.
Estou aqui para isso, para te ajudar nessa caminhada do equilíbrio físico e emocional, pois quando um está em desarmonia, todo o resto será inevitavelmente afetado.
Precisa de minha ajuda? Eu sou Eleuza Mesquita, Terapeuta que atua com técnicas eficazes nos tratamentos de ansiedade, de diversos transtornos e traumas!
Vem conversar comigo, ficarei muito feliz em poder te ajudar também!
Posts Relacionados
- Como tratar a depressão!
- Carreira e autoestima: Porque as coisas não vão bem?
Fracasso na carreira! Insatisfação com os negócios, infelicidade no trabalho, baixos resultados ou nenhum resultado…
- Autoestima e Relacionamentos: Onde está o problema?
Casa, comida e roupa lavada... sinceramente não são as coisas que fazem uma mulher feliz!…
- Como enfrentar o sentimento da culpa
Sentimento de Culpa por não ter feito mais... Culpa por ter errado... Culpa por ter…
- 3 Fatores que podem afetar sua autoestima
Pobre daquele que vive e não aprende a amar... não aprende a perceber a sua…
Deixe um comentário